Os novos membros do Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) tomaram posse no último dia 22, durante a 26ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa. O coordenador da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Técnico em Eletrotécnica Sérgio Luiz Leão, deu posse ao Técnico em Agrimensura Aloísio Carnielli e ao Técnico em Estradas Telmo Lopes Sodré Filho, respectivamente titular e suplente, que agora representam o Estado no Conselho Federal.

Os Conselheiros, que foram eleitos em abril, receberam os termos de posse para o mandato de quatro anos (2022/2026), em sessão que marcou a despedida dos conselheiros e membros da diretoria executiva do CFT que cumpriram mandados relativos ao quadriênio 2018/2022.

Para o presidente do CRT-ES, Técnico em Agrimensura Valmir Xavier, os Conselheiros eleitos terão um importante papel a desempenhar junto ao Conselho Federal. “É fundamental a interação entre os Conselheiros Federais e os CRT’s. Temos certeza que, com os nossos representantes, teremos boas iniciativas, sempre visando ao desenvolvimento profissional dos técnicos do Espírito Santo”, destacou.

Representatividade

O Conselheiro Aloísio Carnielli é registrado como Técnico em Agrimensura desde 1977 e fez parte da Diretoria do CRT-ES na gestão anterior, quando esteve como Diretor de Fiscalização e Normas. Ele fala como pretende desenvolver sua atividade em Brasília.

“Nossa expectativa é grande. Trabalhamos no CRT-ES como Diretor de Fiscalização e Normas e, nesse processo, sentimos a ausência de um interlocutor do Estado junto ao CFT. Nossa ideia é fazer essa aproximação, levando nossos pleitos e trazendo as deliberações nacionais. Vamos fazer nosso trabalho em Brasília sem esquecer da base, trazendo informações e levando as reivindicações do nosso Conselho Regional”, pontuou Carnielli.

Já o Conselheiro Telmo Lopes Sodré Filho é Técnico em Estradas formado em 1976, pela antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES). Participou na construção de grandes empreendimentos industriais em nível nacional, como a planta industrial da CST, 1ª linha do Metrô do Rio de Janeiro, ferrovia Carajás (PA) ao Litoral (MA) e nas primeiras locações topográficas da Terceira Ponte, entre outros projetos.

Ele adianta que a sintonia entre titular e suplente será a tônica de sua atuação. “Na posse, tomamos a iniciativa de organizar um grupo de contatos envolvendo todos os suplentes, a fim de trabalharmos de fato em sintonia com os conselheiros titulares, fortalecendo o debate junto aos conselheiros regionais nas proposituras de projetos voltados para os profissionais. Nossa intenção é implantarmos uma atuação proativa dos suplentes, visando ao protagonismo de nosso Sistema Profissional”, finalizou.