Encontro realizado de terça (18/3) a quinta-feira (20/3) em Brasília reúne representantes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) para compartilhar avanços e desafios no processo orientado pela Resolução nº 241/2023.

Treinamento reúne dirigentes e funcionários dos CRTs que integram o Sistema CFT/CRT

Entre os dias 18 e 20 de março de 2025, representantes do Sistema CFT/CRTs estiveram reunidos em Brasília para debater a uniformização dos procedimentos de cobrança administrativa, com foco no aprimoramento dos processos relacionados à dívida ativa. Funcionários da área financeira do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-ES), como a gerente financeira Jakeline Gonçalves e a supervisora de Inadimplência e Dívida Ativa, Lorrayny Monteiro, participaram da Reunião de Treinamento e Alinhamento Operacional do Módulo de Dívida Ativa no Sistema de Informação dos Conselhos de Técnicos Industriais (SINCETI), promovida pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).

Gerente financeira Jakeline Gonçalves e a supervisora de Inadimplência e Dívida Ativa, Lorrayny Monteiro

O principal objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas, sugerir melhorias e corrigir eventuais falhas, sempre com foco nas funcionalidades do SINCETI relacionadas à dívida ativa. Foram abordados temas como a melhoria da operação, otimização de processos e ajustes necessários no sistema, com o intuito de aprimorar a eficiência e os relatórios gerados pelo sistema.

José Carlos Coutinho, diretor financeiro do CFT, explicou que a reunião teve como propósito atender às solicitações dos Conselhos Regionais, visando a uniformização das práticas de cobrança administrativa em todo o Sistema CFT/CRTs. Durante o evento, também foram discutidas dúvidas relacionadas à aplicação das diretrizes contidas na Resolução CFT nº 241/2023, que estabelece procedimentos e regras de cobrança administrativa, inscrição em dívida ativa e a execução fiscal para recuperação dos créditos. Essas questões foram sanadas pelos responsáveis pela gerência de tecnologia da informação do CFT, contribuindo para a melhoria contínua dos processos dentro do sistema.

O encontro reforçou a importância da integração e do alinhamento entre os conselhos, promovendo o compartilhamento de avanços, desafios e soluções para as questões encontradas na aplicação das diretrizes, além de aperfeiçoar os relatórios e otimizar os processos para a recuperação dos créditos.

As questões foram respondidas pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do CFT, composta pelo gerente de TI, Marcos Paulo Lamounier, pela coordenadora de TI, Priscila Micaellen e pelo Assessor de Sistemas, Rômulo Batista. As necessidades levantadas nesse primeiro dia vão orientar a estrutura dos próximos dois dias de encontro, que encerra na quinta-feira (20/3) ao meio-dia.

Texto: João Vitor Galvão