Entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES), marcou presença, juntamente com outros Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), no 2° Seminário de Fiscalização do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ). Com temática pertinente “Fiscalização Atuante: Reconhecimento Profissional, Sociedade e Segurança Jurídica”, o evento reuniu profissionais da área, conselheiros, autoridades e especialistas, com o propósito de discutir os desafios e avanços na fiscalização das atividades técnicas; inclusive, para uniformizar processos. O presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins participou da mesa de honra ao lado dos dirigentes do Sistema CFT/CRTs. Estiveram presentes representando o Espírito Santo o Diretor de Fiscalização e Normas, Jefferson Cariati e do Supervisor de Fiscalização, Alexandre Bittencourt.

Segundo o presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, a presença dos conselhos regionais evidencia cada vez mais a união e a colaboração entre as entidades. “Esse evento é uma demonstração de que nós trabalhamos de forma articulada e conjugada” destaca.

A fim de buscar maior uniformização nas práticas de fiscalização no âmbito do Sistema CFT/CRTs, a solenidade de abertura contou com a presença dos palestrantes Sérgio Sant’Anna, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e professor da Universidade Cândido Mendes (UCAM), além do procurador federal, Daniel Junqueira de Souza Tostes.

Os palestrantes discorreram, respectivamente, sobre os desafios da atividade fiscalizatória no que tange à uniformização, e sobre a atividade conectada entre os profissionais da fiscalização de todos os conselhos regionais. “É importante que esse grupo que esteja à frente da fiscalização sempre tenha a possibilidade de se aperfeiçoar”, frisa Sérgio Sant’Anna. “Há uma certa dificuldade, no Brasil, de se adotar uma fiscalização coordenada; por isso, eventos como esse são tão importantes para a busca de uma identidade fiscalizatória”, defende Daniel Junqueira de Souza Tostes.

A programação aborda pontos essenciais para o fortalecimento da fiscalização, como segurança jurídica, uso de novas tecnologias e valorização dos agentes fiscais — aspectos que impactam diretamente a atuação dos Conselhos Regionais em todo o país.

Texto: CRT-SP com alterações