Primeiro Estado do País a ter a visita da equipe de fiscalização do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) em 2022, o Espírito Santo recebeu nesta sexta-feira (29) o relatório de conformidade, que certifica ao Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado o desenvolvimento de práticas corretas sobre os trabalhos da Fiscalização. Garante ainda que o CRT-ES está atuando de acordo com a Resolução 45 e estará também acompanhando o Plano Nacional de Fiscalização Integrada (PNFI) 2023/2027.

A equipe do CFT, que está no Estado desde terça-feira (26), acompanhou os trabalhos do Conselho capixaba, apresentando orientações aos servidores da autarquia. O Coordenador de Fiscalização Jaulim Guimarães, o Técnico O&M Rômulo Santos e o Assessor Especial Eduardo Bimbi se reuniram com os servidores do CRT-ES visando à troca de informações.

Para o presidente do CRT-ES, técnico em agrimensura Valmir Xavier, o recebimento do relatório de conformidade atesta as boas práticas administrativas desenvolvidas no Estado. “É de suma importância que estejamos trabalhando de forma correta, buscando sempre o objetivo maior que é o desenvolvimento dos técnicos industriais do Espírito Santo e, por consequência, garantindo mais segurança à sociedade”, declarou.

O Gerente de Fiscalização do CRT-ES, Marcelo Duarte, aprovou a vinda da equipe do Conselho Federal. “Foi produtiva a vinda da equipe do CFT, onde foi possível nos certificarmos de nossas boas práticas de fiscalização e, principalmente, esclarecer alguns pontos na utilização do Sinceti, sobretudo nos encaminhamentos junto à Comissão de Fiscalização do CRT-ES”, enfatizou.

Já o Coordenador de Fiscalização do CFT, Jaulim Guimarães, ficou satisfeito com os trabalhos da fiscalização do CRT-ES e falou sobre esta série de visitas aos Regionais. “O monitoramento das atividades de fiscalização busca identificar as formas adequadas de atuação, criando uma padronização de procedimentos e instruções processuais e o cumprimento das normativas. Essas visitas técnicas serão realizadas em todos os Regionais, atendendo às metas de ação do PNFI”, destacou.

Jaulim ressaltou ainda a participação da Comissão de Registro e Fiscalização, do Diretor de Fiscalização e Normas, Jefferson Cariati, e do Conselheiro Federal Aloísio Carnielli. Ele também elogiou a equipe do CRT-ES. “Nossa avaliação é de que as atividades foram excelentes, a participação da equipe de Registro e Fiscalização foi muito boa, interativa, com o pessoal interessado em aprimorar as práticas de fiscalização aqui no Espírito Santo”, finalizou.