Colaboradores do CRT-ES que trabalham diretamente com registro e fiscalização participaram do 1° Seminário de Fiscalização do CRT-RJ, durante os dias 23 a 25/10, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes o Gerente de Fiscalização, Marcelo Duarte, a Gerente de Registros, Sarah Guariento, o agente de Fiscalização Fábio Correia, o Técnico em Serviços Operacionais, Nelson Torres, a Auxiliar Administrativo, Natália Ferrari e os Conselheiros membros da Comissão de Registro e Fiscalização José Joaquim da Silva Gonçalves, João Carlos Cruz, Jeferson Fabrete e Rogilberto Silva.

Diretores e equipes de fiscalização dos CRTs RJ, SP, BA, MG, ES, RS, CRT-01 debateram o tema “Emergências Climáticas”. A eles se juntaram o ambientalista Mário Moscatelli, o professor Maycon Tannis, a diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Bárbara Bezerra, o supervisor de Atendimento e Registro do CRT-SP, Luiz Henrique Dantas e o vice-presidente do CRT-RS Elemar Schnneider que falaram sobre transição energética, hidrogênio verde, as responsabilidades dos técnicos, síndicos e condomínios na sustentabilidade; e a importância do ensino técnico e dos técnicos na cadeia produtiva.

Elogiado pela decisão inovadora de relacionar o tema da emergência climática com a fiscalização técnica, o Seminário também deu vez e voz aos povos originários, com a apresentação do grupo indígena Penaô Baxiú, do Sul da Bahia, e aos estudantes premiados por seus projetos científicos na 2ª Semana Estadual do Técnico Industrial do Rio de Janeiro.

Um dos pontos altos foi o relato das experiências vivenciadas pelas equipes de fiscalização. O CRT-RJ falou sobre a ação em aterros sanitários; o CRT-ES descreveu a interiorização da fiscalização; o CRT-BA apresentou o programa Fiscalização Preventiva Integrada (FPI); o CRT-RS abordou a tragédia vivida pelo povo do Rio Grande do Sul, em maio; o CRT-01 expôs o trabalho que vem sendo feito em relação à agroindústria; o CRT-SP mostrou a atuação dos fiscais em várias atividades, inclusive no gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde.

Ao encerrar o evento, o presidente do CRT-RJ Gilberto Palmares agradeceu a participação de cada especialista e de cada regional. E destacou a importância da ação conjunta dos CRTs e do CFT para a valorização do Sistema e dos técnicos profissionais e em defesa da sociedade.