Na tarde desta quarta-feira (10), o Presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins, recebeu em seu gabinete o Técnico em Eletrotécnica, Luiz Carlos Oliveira, profissional que contribuiu com diversas conquistas para a classe técnica industrial.

Luiz fez parte do movimento de criação do Decreto Federal n° 90.922/1985, que definiu que os técnicos em Eletrotécnica poderiam projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kVA. Essa definição faz parte da resolução do Técnico em Eletrotécnica (RESOLUÇÃO N 074 DE 05 DE JULHO DE 2019).

Atualmente, ele ocupa o cargo de coordenador do Centro de Estudos da Cultura Negra no Estado do Espírito Santo (Cecun-ES) e é Integrante da Coordenação Operativa Nacional da ‘Campanha Fazer Valer a Implementação Efetiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008’ (educação Afro-brasileira e indígena). Ele pertence à Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara) da Secad/MEC e também faz parte da Coordenação Operativa Estadual da Unidade Negra Capixaba (UNC).

Luiz Carlos está a frente na atuação no enfrentamento do Racismo Estrutural, Institucional e de Gestões Públicas em defesa de Políticas Afirmativas para Equidade Racial e Reparatórias no Estado do Espírito Santo e Brasil. Durante reunião, o presidente também debateu formas de introduzir a equidade racial no âmbito do CRT-ES.