Nos dias 5 e 6 de junho, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) participou de duas importantes feiras de instituições de ensino técnico no Estado. As ações tiveram como foco aproximar o Conselho dos futuros profissionais técnicos, apresentar informações sobre o exercício legal da profissão e reforçar o compromisso com a valorização dos técnicos industriais.

Confira como foi a participação em cada evento:


Mundo Senai – Senai Civit, Serra (5 e 6 de junho)

Nos dias 5 e 6 de junho, o CRT-ES marcou presença no Mundo SENAI, realizado na unidade SENAI Civit, na Serra. Durante o evento, alunos dos cursos de Mecânica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Metalurgia, Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Energias Renováveis visitaram o estande do Conselho. Para muitas turmas, a feira representou o último dia de aula, com vários estudantes já com contratações previstas para a semana seguinte.

Muitos desses alunos procuraram o CRT-ES no próprio evento para saber como realizar o registro profissional, requisito obrigatório para atuar legalmente como técnico industrial. O gerente de Fiscalização do CRT-ES, Marcelo Duarte, o técnico de serviços operacionais, Maykel Pereira, e a gerente de Comunicação, Pollyana Cuel, conversaram com os estudantes sobre temas essenciais para a carreira técnica, como:

  • Registro Profissional
  • Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
  • Ética na profissão
  • Resoluções e legislações que regulamentam a atividade técnica

A participação reforçou o compromisso do CRT-ES em orientar e apoiar os futuros profissionais técnicos, promovendo a legalidade, a responsabilidade e a valorização da atuação técnica no mercado de trabalho.s técnicos sobre as exigências legais e a importância da responsabilidade técnica no mercado de trabalho.


X Feira de Cursos – CEET Talmo Luiz Silva, João Neiva (6 de junho)

Já no dia 6 de junho, a equipe do CRT-ES participou da X Feira de Cursos do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva.

Além de manter um estande institucional para atendimento ao público, o Conselho também integrou a comissão avaliadora dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

A gerente de Registros, Sarah Guariento, e o assessor de comunicação, Vinicius Saib, foram os representantes responsáveis pela avaliação, analisando as propostas apresentadas pelos estudantes e destacando os critérios de inovação, aplicabilidade e qualidade técnica.

Durante a visita, a equipe também conversou com a comunidade local, reforçando a importância de contratar profissionais técnicos devidamente registrados, além de esclarecer dúvidas sobre o papel do CRT-ES na fiscalização e orientação da atividade técnica.

O evento também foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os docentes do CEET, o que promove a troca de experiências e fortalece o diálogo.