O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) empossou a nova Diretoria Executiva que estará no comando da instituição na gestão 2022/2026. O técnico em Eletrônica Solomar Rockembach assumiu a presidência em cerimônia realizada durante a 21ª Sessão Plenária Extraordinária. O ato solene que também empossou o vice-presidente, os diretores Financeiro, Administrativo, de Fiscalização e Normas e os conselheiros federais eleitos pelos estados do Amazonas e Amapá, contou com a presença de conselheiros federais, membros da Junta Governativa do CFT, presidentes dos conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, conselheiros regionais, junta governativa do CRT-01 e funcionários do CFT.

Após prestar juramento os eleitos foram empossados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN). Com a posse dos novos conselheiros federais, o Plenário do CFT passa a contar com a representação de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

DIRETORIA EXECUTIVA CFT – GESTÃO 2022/2026

 Presidente – Solomar Rockembach

Vice-presidente – Ricardo Nerbas

Diretor Financeiro – José Carlos Coutinho

Diretor Administrativo – Valdivino Alves de Carvalho

Diretor de Normas e Fiscalização – Bernardino José Gomes

NOVOS CONSELHEIROS FEDERAIS

 AMAPÁ       

Ronaldo Aguiar de Carvalho (titular)

Wilson de Souza Costa (suplente)

AMAZONAS

Aderson Costa Pereira (titular)

Eduardo Carneiro Sousa (suplente)

A posse dos eleitos foi marcada por momentos de emoção, compromisso com a valorização da categoria dos técnicos industriais e defesa da sociedade. Wilson Wanderlei Vieira, presidente do CFT na gestão 2018/2022 e coordenador da Junta Governativa, desde abril deste ano, despediu-se do cargo apresentando um relato histórico do movimento que resultou na criação do CFT por meio da Lei Federal nº13.639/2018, prestou contas do mandato e reiterou que acredita e tem confiança no trabalho da nova diretoria, formada por nomes que ajudaram no movimento e por membros da antiga diretoria.

Prestação de contas

Wilson Wanderlei Vieira destacou os investimentos realizados na sua gestão, com destaques para a compra da sede própria do CFT, dotada de infraestrutura física e tecnológica em mais de 1.100 m² de área construída na área comercial de Brasília, capaz de prestar atendimento e oferecer serviços de excelência no ambiente físico e virtual.

Ao encerrar sua manifestação, Wilson Wanderlei Vieira reiterou que além da eficiência, sua gestão também foi marcada pelo cumprimento dos princípios da legalidade e transparência e finalizou: “Não vou falar dos desafios que a próxima diretoria irá enfrentar, pois sei que o CFT continuará a ser comandado por pessoas sérias, competentes e que também foram responsáveis por tudo isso”.

O pronunciamento evidenciou ainda as 194 resoluções aprovadas nos últimos quatro, especialmente as normativas que definiram as atribuições e competências profissionais em mais de 50 modalidades técnicas.

 União e trabalho

 O novo presidente Solomar Rockembach assumiu o comando do CFT agradecendo a marca de 4.520 votos conquistados pela “Chapa 1-CFT no Rumo Certo”. Ele reiterou que a vitória renova o compromisso da diretoria eleita com as propostas de campanha voltadas à promoção e valorização dos técnicos industriais que atuam como agentes de transformação e desenvolvimento socioeconômico do País.

“Agradeço também às demais chapas concorrentes, especialmente as chapas 02 e 05, que com lealdade, respeito e sem notícias falsas, contribuíram com o processo eleitoral limpo e transparente”. Solomar Rockembach ressaltou ainda que união, trabalho e valorização profissional serão princípios norteadores da gestão 2022/2026.

 Solomar Rockembach agradeceu e parabenizou o ex-presidente Wilson Wanderlei Vieira. “O senhor será sempre lembrado e reconhecido por ser um homem visionário e responsável pela luta que colocou os técnicos industriais em evidência a partir da criação deste conselho. Muito obrigado pela sua contribuição para esta importante causa”, finalizou.

 Após o encerramento da sessão plenária, o presidente eleito convocou uma reunião reservada com os 27 conselheiros federais da gestão 2022/2026. O objetivo foi promover a abertura de um canal permanente de diálogo entre a nova diretoria e os membros do plenário federal. Na sequência ocorreu um encontro com a equipe de funcionários do CFT, oportunidade em que foram anunciadas as diretrizes de trabalho da nova diretoria da autarquia. “Não faremos nada sem o apoio e o trabalho dos senhores”, resumiu Solomar Rockembach, ao reforçar a importância do engajamento de todos.