A cidade de Natal, conhecida como a Cidade do Sol, sedia nos dias 3 e 4 de setembro, a 36ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRTs, realizada na sede do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte – CRT-RN. Participou o presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins. O encontro reuniu lideranças de todo o Brasil para debater temas estratégicos que reforçam a valorização e o fortalecimento da categoria.

Entre os mais de 20 itens de pauta, destaque para apresentação das diretrizes do planejamento estratégico para 2026; itens pendentes de ajustes no Sistema de Informação dos Conselhos de Técnicos Industriais (SINCETI); análise jurídica sobre venda indevida de prova de proficiência para obtenção de certificação técnica por competência; plataforma Técnico que Faz; entre outros assuntos.

Inauguração da sede do CRT-RN

A programação, também, oficializa a inauguração da sede do CRT-RN – localizada no bairro Lagoa Nova, zona sul da capital potiguar; um marco da gestão eficiente conduzida por Jerônimo Andrade desde 2019. O espaço simboliza não apenas o crescimento institucional, mas também a proximidade com os técnicos da região. A solenidade foi acompanhada e prestigiada por lideranças do movimento dos técnicos, dirigentes locais, além de colaboradores e visitantes, com direito a discursos de agradecimentos do presidente, homenagens e um clima de bastante descontração.

Sobre este momento, Jerônimo destacou:
“Temos tratativas muito importantes para o nosso desenvolvimento, e vamos coroar esse momento com a inauguração da nossa sede própria, com uma estrutura moderna para atender nossos técnicos. Estamos muito felizes com isso.”

GT de Comunicação Nacional

Realizado na sede do CRT-RN, reunião aborda pautas importantes; entre as quais, a produção da Revista do Sistema CFT/CRTs, com previsão de lançamento em setembro

Reunião na capital potiguar, com representantes do setor de comunicação dos conselhos regionais

“É uma grande alegria recebermos vocês, em nossa sede; e contem conosco para o que precisarem”, disse o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte (CRT-RN), Jerônimo Andrade, na recepção aos comunicadores integrantes do Grupo de Trabalho de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs.

A reunião aconteceu no período de 2 a 4 de setembro de 2025, em Natal, e teve como objetivo a discussão e o alinhamento de pautas importantes; entre as quais, a produção da Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025], cuja intenção é lançar na 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais no mês de setembro, em Brasília. “A revista traz pautas nacionais e regionais, cuidadosamente elaboradas com critério, responsabilidade e ética que regem a atividade jornalística. Todas têm como propósito fazer com que os profissionais técnicos se sintam acolhidos, valorizados e representados”, traz o editorial.

Do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA), seus representantes – o coordenador, Alessandro Santos Ribeiro; o publicitário, Raphael Garcia; e o produtor audiovisual, Ton Silva – explanaram sobre os critérios adotados pela comunicação regional para dialogar com o público-alvo – sobretudo, os profissionais técnicos – com mais clareza e resultados reais. “Com uma estratégia focada na comunicação organizacional e a contribuição do tráfego pago, o CRT-BA segue crescendo no Instagram”, apontam na apresentação “A Linguagem da Comunicação Corporativa e o Tráfego Pago”. Eles também teceram valiosas dicas sobre a produção e edição de vídeos institucionais e corporativos, seguidos de exemplos de conteúdos elaborados no âmbito dos regionais. O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), por exemplo, apresentou o vídeo da plataforma Técnico Plus, desenvolvida com o propósito de oferecer vantagens econômicas e exclusivas aos profissionais técnicos adimplentes em forma de cashback, que pode ser utilizado para resgate de parte do valor das anuidades.

Padronização de textos jornalísticos e publicitários: informação de maneira mais clara e concisa à sociedade

O GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs é formado pela coordenadora Pollyana Maria Cuel da Silva, a coordenadora adjunta Camila Graneto Pereira, Alessandro Santos Ribeiro, Cleres Alves Maia Santos, Gilvan Marques de Lima, João Victor Galvão, José Donizetti Morbidelli, Mariana Marinoni Righetto, Marina Filgueira de Medeiros, Mayra Ricarte de Lima, Lincoln Ferreira Carvalho e Rosa Maria de Paiva Leal – ambos não compareceram por outros compromissos.

Também foi apresentado e aprovado o Manual Orientativo de Redação Jornalística e Publicitária do Sistema CFT/CRTs – disponibilizado em versão digital –, elaborado com o objetivo de sugerir aos profissionais envolvidos a padronização de textos jornalísticos e publicitários, para propiciar que a informação chegue de maneira mais clara e concisa à sociedade.