Superintendente do CRT-ES, Elisangêla Portes ministra treinamento do SEI para a diretoria do CRT-ES

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) concluiu oficialmente nesta segunda-feira (1), a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), tornando-se o primeiro regional do Sistema CFT/CRTs a adotar integralmente a ferramenta.

Em alinhamento com o Plano de Ação do Sistema CFT/CRTs, a implementação do SEI faz parte do Objetivo Estratégico 11, que discorre sobre a melhoria contínua da integração dos sistemas de informações e infraestrutura para proporcionar excelência dos serviços prestados aos profissionais técnicos industriais e à sociedade. Além disso, também faz parte do Projeto Nacional do Sistema CFT/CRTs de Transformação Digital – Sistemas e Canais de Informação.

O Sistema Eletrônico de Informações está oficialmente adotado como plataforma de gestão de processos e documentos eletrônicos no âmbito do CRT-ES, conforme estabelecido pela Portaria nº 70/2025. Essa iniciativa representa um marco significativo na modernização administrativa, promovendo mais eficiência, transparência e sustentabilidade na tramitação de documentos e processos internos.

A implementação no Espírito Santo foi coordenada pela superintendente do CRT-ES, Elisângela Moreira Portes, que também representa o regional na Comissão Nacional de Implantação do SEI.

“O SEI oferece uma série de benefícios estratégicos, como a redução de custos financeiros e ambientais, o aumento da eficiência operacional, a eliminação de perdas documentais e a melhoria no atendimento ao público”, destaca Elisângela Portes.

Finalizar a gestão deixando implantado um sistema moderno como o SEI é também um sinal de compromisso com os técnicos industriais e com a melhoria contínua dos serviços prestados. Nesse sentido, o presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins, ressaltou a importância dessa inovação. “O SEI marca um divisor de águas na gestão do CRT-ES. É uma conquista coletiva que traz mais agilidade, eficiência e transparência para a nossa atuação junto aos profissionais e à sociedade”, reforça.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedido gratuitamente à Administração Pública. Ao promover a digitalização dos processos, o sistema contribui diretamente para a sustentabilidade, além de garantir segurança e conformidade legal por meio de recursos modernos, como a assinatura digital. O diretor administrativo do CRT-ES, Marciel Aquino, explica que um diferencial do SEI é a facilidade no compartilhamento de informações e na gestão do conhecimento, permitindo um acompanhamento mais ágil, transparente e eficaz dos processos administrativos.

Com a conclusão do projeto-piloto no Espírito Santo, o CFT dará sequência ao cronograma de implantação nos demais Conselhos Regionais, consolidando uma nova fase de gestão digital e governança no Sistema CFT/CRTs.

Os profissionais já podem acessar a página do SEI clicando aqui.