O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) recebeu, nesta semana, a equipe do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) para dar início ao projeto-piloto de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que vai modernizar a gestão de processos e documentos em todo o Sistema CFT/CRTs.

Desde segunda-feira (19/5), o CRT-ES sedia a primeira etapa da implantação do sistema, conduzida por dois membros do Grupo de Trabalho permanente instituído pela Portaria nº 81/2025 do CFT: Willian Augusto, coordenador do GT, e Lauane Barbosa, assistente administrativa. O assessor de sistemas do CFT, Rômulo Santos, também participa, prestando suporte técnico à equipe.

A superintendente do CRT-ES, Elisângela Moreira Portes, representa o regional capixaba na Comissão Nacional de Implantação do SEI, criada pela Portaria nº 150/2024 do CFT, e acompanha de perto os trabalhos, que devem ser concluídos até julho.

Os trabalhos também contam com o acompanhamento do presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins e de dois integrantes da Comissão de Estudos: Adalto de Jesus Vieira Pinto (CRT-SP) e Allison Frederico Gomes Cabral (CRT-RN).

Para ampliar a divulgação e o engajamento, o SEI também foi apresentado durante a reunião do Grupo de Trabalho de Planejamento e aos coordenadores dos GTs do Sistema CFT/CRTs, garantindo que todos os regionais estejam informados e preparados para essa inovação.

De acordo com o coordenador do GT, Willian Augusto, a primeira semana envolve o levantamento e digitalização dos processos internos do CRT-ES, além do cadastro e habilitação dos usuários no novo sistema. A partir da experiência adquirida neste projeto-piloto, será definido um cronograma de visitas técnicas para expandir a implantação aos demais regionais.

Essa iniciativa segue as diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o CFT e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelo desenvolvimento do sistema e pela cessão gratuita da tecnologia à Administração Pública. Com isso, o CRT-ES se destaca na vanguarda da transformação digital do sistema profissional dos técnicos industriais.