Cerimônia de abertura da programação alusiva ao Dia do Técnico Industrial foi prestigiada por deputados, secretários de Estado, representantes de ministérios do Governo Federal, presidentes, vice-presidentes e diretores do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos conselhos regionais que integram Sistema CFT/CRTs, além de técnicos industriais, professores, estudantes, veículos de comunicação e profissionais da imprensa.

O Brasil inteiro está conectado na quarta edição da Semana Nacional do Técnico Industrial. Deputados, secretários de Estado, representantes de ministérios do Governo Federal, presidentes e diretores da autarquia federal e dos conselhos regionais que integram Sistema CFT/CRTs, técnicos industriais, professores, estudantes, veículos de comunicação e profissionais da imprensa, prestigiaram a cerimônia oficial de abertura do evento que iniciou na noite desta terça-feira (19/09). A programação alusiva ao Dia do Técnico Industrial, celebrado anualmente no dia 23 de setembro, terá quatro dias de palestras, debates e homenagens. ´

O evento tem transmissão ao vivo pelo canal oficial do CFT, no Youtube. 

Destaques

O lema da Semana do Técnico Industrial 2023 é “Inovação e Responsabilidade”. Entre os destaques da programação estão palestras sobre formação técnica e a responsabilidade social; barreiras emocionais para a inovação; aprendizagem profissional e inovação; avanços do emprego técnico Brasil; empreendedorismo; conectividade e inovação na indústria moderna.

Projetos científicos premiados desenvolvidos por estudantes do ensino técnico profissionalizante e a apresentação de ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo CFT, também tem espaço destacado na programação que se estende até a próxima sexta-feira (22).

Pronunciamentos

A cerimônia também teve discursos do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, e do assessor parlamentar do Ministério do Trabalho, Luiz Cláudio da Silva.

Também fizeram uso da palavra os deputados federais Paulão (PT/AL), Heitor Schuch (PSB/RS), Rogério Correia (PT/MG), Cléber Verde (MDB/MA) e Helder Salomão (PT/ES) e o deputado estadual Lucinildo Frota (PMN/CE).

O deputado federal Giovani Cherini (PL/RS) foi representado pelos assessores parlamentares Luciana Almeida e Álvaro Antonio Guimaraes. Entre as autoridades também estavam vereadores de diversos municípios brasileiros.

Palestra

A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira. O representante do MEC falou sobre a formação técnica e responsabilidade social.

Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e com vasta experiência nas áreas executivas de direção, assessoria e coordenação da educação profissional tecnológica no seu estado de origem e também em nível nacional, o representante do Governo Federal mostrou dados que comprovam a importância do ensino técnico para o desenvolvimento do País.

Segundo Getúlio Marques Ferreira os técnicos industriais têm formação qualificada e o mercado de trabalho pode ser impulsionado a partir da articulação entre as redes, retomada do protagonismo do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, a cooperação com o setor empresarial e a implantação da cultura de governança.

 

Segundo dia

Já nesta quarta-feira (20) a programação abriu com a palestra de Rossandro Klinjey. O psicólogo, professor, escritor e consultor em educação e desenvolvimento humano, fala sobre as barreiras emocionais para a inovação.

Na sequência ocorreu a palestra sobre a Rede ODS Brasil: Agenda 2030, que teve como palestrantes Savio Tulio Oselieri Raede, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e César Albenes de Mendonça Cruz, Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2010) e, como mediadores, o Presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins e o Diretor de Fiscalização e Normas do CFT, Bernardino José Gomes. Na oportunidade o presidente do CFT, Solomar Rockembach, assinou o termo de adesão ao programação da Organização das Nações Unidas (ONU).